10 julho 2009

O QUE É CATEQUESE?

Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia ou á Crisma.
Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo.
Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
Segundo o documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

A catequese é um processo de educação da fé:
· em comunidade – porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar em comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
· é dinâmica – porque está sempre atenta às situações históricas e sociais de nossa realidade.
· é sistemática – porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.
· é permanente – porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.

A Catequese é:
· a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
· uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
· um anúncio e serviço para procurar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.

O documento “Catequesi Tradendae” nº 21 nos ensina que a catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, aberta a todos os aspectos da vida cristã, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
Catequese é diferente da evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão.
A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21).

A CATEQUESE:
· leva a motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
· leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
· leva á uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
· leva ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também abrir os corações à conversão e à adesão:
- a Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos;
- ao homem, herdeiro do Reino de Deus;
- à Igreja, povo de Deus.

A catequese leva em conta as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.
Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas ações, respeitando a dignidade e os direitos humanos.
· O que entendemos por catequese e por catequizar? O que podemos acrescentar as definições estudadas?
· O que a catequese exige de nós, como catequistas e como grupo de catequistas?

Um comentário:

  1. Cateque é Luz! Aproveito para divulgar um blog que alerta para os perigos do espiritismo.

    www.espiritismonao.blogspot.com

    ResponderExcluir