06 julho 2009

TEMAS PARA ENCONTROS

a. Aspectos humanos:
  • Vida familiar, afetividade, personalidade, sexualidade, amizade, namoro, drogas;
  • Moradia,trabalho.
  • Formação cristã: posicionamento e questionamento à religiosidade;
  • Engajamento social;
  • Valores éticos e morais;
  • Lazer,arte,música,criatividade;

b.Spectos bíblico-teológicos:
  • Visão geral da bíblia;
  • Uso e manuseio;
  • Leitura da bíblia no método popular.
JESUS CRISTO:
  • Encarnação- revelação do PAI;
  • Jesus no seu tempo;
  • A proposta de Jesus;
  • O seguimento de Jesus;
  • As parábolas do reino;
  • O reino e suas exigências (pecado e reconciliação);
  • Morte e ressureição.
ESPÍRITO SANTO:
  • Pentecoste (envio);
  • O espírito Santo nas primeiras comunidades;
  • O Espírito Santo na igreja e na vida do cristão.
IGREJA:
  • Sinal e instrumento doreino;
  • Povo de Deus,corpo de Cristo (dons, carismas, minstérios,CEBs...)
  • profetismo;
  • martírio;
  • reconciliação (ênfase no sacramento).
MARIA NA IGREJA:
  • Maria mãe de Jesus;
  • Maria participante da obra de Jesus;
ECUMENISMO:
  • pluralismo religioso;
  • Promoção da unidade dos cristãos
LITURGIA:
  • Celebração do mistério pascal de Cristo (ênfase no Batismo,Crisma,Eucaristia.
VOCAÇÃO:
  • Vocação humana: vivendo conforme o desejo de Deus;
  • Vocação cristã: viver como batizado a missão do cristão na igreja e no mundo;
  • Vocaçao cristãs específicas: matrimonial, missionária, de vida consagrada, sacerdotal.

ESCATOLOGIA:
  • Sentido da vida e da morte,vida eterna,sofrimento(unção dos enfermos), esperanças.

8 comentários:

  1. Olá!
    Estou iniciando como catequista e gostei muito do blog que contém um material muito rico. Fiquei fã.
    Que Deus te abençõe!
    Se algum seguidor puder me ajudar, preciso aprender mais sobre como planejar os encontros, tenho uma turma de 13 anos, numa segunda fase do crisma. Agradeço desde já. Um abraço!
    Sandra
    sansil87@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ola estou comesando um novo grupo de crisma de 14 aos 18 anos fiquei muito feliz com esse blog quem poder mim ajuda ficarei muito feliz que deus te abençõe e te ilumine sempre!se algum segidor me ajudar,preciso aprender mais sobre como planejar os encontros de crisma agradeço muito fiquem com deus todos vcs
    luciana
    lucianadasilv20

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ajuda como planejar melhor os encontros de Crisma, pois comecei com uma turma, onde tenho 26 participantes, numa idade de 14-16 anos. Quero fazer uma coisa participante, onde todos possam estar integrados e satisfeitos,
    Que Deus abençoe todos vcs.
    soniapp_1602@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. EU SOU ORIENTADOR DO CURSO DE CRISMA PARA ADULTOS. FIQUEI IMPRESSIONADO COM ESTE BLOG QUE NOS PROPORCIONOU OPORTUNIDADE DE ESCOLHA DE MATERIAIS PARA NOSSOS ENCONTROS. DEUS SEJA LOUVADO

    ResponderExcluir
  5. PEDRO EMILIANO DE SOUZA14 de julho de 2017 às 14:38

    EU SOU ORIENTADOR DO CURSO DE CRISMÁ HÁ UNS 12 ANOS. TA ÓTIMO ESTE BLOG. GOSTARIA SE POSSÍVEL RECEBER ESTES ASSUNTOS OU O EXEMPLAR . MEU ENDEREÇO É: VILA MENSALISTA Nº 53 BAIRRO CENTRO MUNICÍPIO DE BELTERRA ESTADO DO PARÁ. CEP: 68.143.000

    ResponderExcluir
  6. Grato pela disponibilização do material!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Pode me ajudar com material de catequese?
    suelibertolacini@hotmail.com

    ResponderExcluir